Bem-vindo a Passatempo Hobbies e Modelismo

A indústria fabrica um brinquedo sempre em escala. Mas o que é escala? É a taxa pela qual a engenharia trabalha reduzindo o tamanho de um objeto. Por exemplo 1:25, muito usado em carros, significa que o carro verdadeiro foi reduzido 25 vezes.

E qual a diferença entre brinquedo e modelismo?
O brinquedo representa o mesmo carro, sem preocupação com detalhes e as vezes nem mesmo a verdadeira forma dando aparência do objeto, mas o modelo, representa fielmente o verdadeiro e na realidade a indústria automobilística primeiro estuda um modelo em escala e depois fabrica nas dimensões finais.  É os modelos vem antes do real! Assim é na indústria automobilística, aeronáutica, naval, etc.

Na Segunda Guerra Mundial, as forças armadas usaram modelos para treinar seus pilotos a identificarem os equipamentos inimigos e os próprios, dos modelos mais comuns, como Spitfire, P-51, Me 109, FW 190, Zero, etc.

Após a Segunda Guerra a indústria de modelos plásticos teve grande impulso, devido ao desenvolvimento de plásticos como poli-estireno, poli-propileno, muito mais apropriados que o baquelite até então utilizado pela FROG da Inglaterra a primeira a fazê-lo.  
No inicio era uma diversão para crianças, como um quebra cabeças tridimensional, representando equipamentos militares operados por seus avós, pais e irmãos durante a guerra.

Evoluiu em conjunto com a pesquisa, pois o jovem queria personalizar as marcações, homenageando  o parente que operou aquele avião específico.

Isto levou a  publicações especializadas por grandes editoras como a Osprey inglesa, e os fabricantes multiplicaram-se. AMT, Monogram, Revell, Airfix, Heller IMC, MPC,  Jo-Han, e por vai. No Brasil tivemos a Trol, ATMA, Revell, Frog, Airfix, Heller, Tamiya, Masterkit, Glaslit, e outras.
A montagem e acabamento evoluiu vertiginosamente, dos idos anos 60 quando só disponhamos de tintas Ypiranga, Coral, em esmalte e brilhante, para as importadas Humbrol, Testors, Pactra e as nacionais da Revell em pequenos vidros, primeiro só brilhantes e depois foscas e sempre apenas no pincel e posteriormente nos aerógrafos.

Nesta mesma época foi criada na Inglaterra a sociedade IPMS _ International Plastic Modelers' Society - cujo objetivo é divulgar o hobby, organizar clubes por todo o planeta, divulgar técnicas, exposições e premiar os melhores modelos.

Portanto a essência do plastimodelismo, é pesquisa,  é técnica de montagem e acabamento, é conhecimento de química, para correto uso dos agentes como tintas, solventes, massas, colas, silicones, etc, intercâmbio mundial, portanto estudo de outros idiomas, informática, leitura, anti-estres, um momento em  que esquecemos os problemas do dia a dia.


 Celso Domingos Navarro

  • Feb 12, 2020
  • Categoria: Modelismo
  • Commentários: 0

Commentários: 0

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não pode ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com*

CADASTRE SEU E-MAIL

E fique por dentro dos eventos, promoções e novidades da Passatempo Hobbies e Modelismo!

Informações de Contato

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Passatempo Hobbies e Modelismo Comércio de Brinquedos Ltda - CNPJ: 05.657.420/0001-69
Horário de Atendimento
Segunda - Sexta 9:00 - 12h30 e 13h30 - 18h